• Lei do bem

Página inicial > Notícias > Notícias

Notícias

Por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), um total de R$ 10 milhões será repassado à seis pequenas empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias de combate ao Aedes
Le 23 Mars 2017

Por meio de chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), cujo resultado foi divulgado em janeiro, um total de R$ 10 milhões será repassado à seis pequenas empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias, como repelentes, diagnósticos rápidos e armadilhas para captura do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus zika e das febres amarela e chikungunya, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A previsão é que o serviço comece a ser comercializado em São Paulo em meados de 2018 e seja distribuído para os demais estados do país posteriormente.

Para o diretor de uma dessas empresas, a DC Química, o apoio da Finep e Fapesp é fundamental para acelerar o desenvolvimento e a entrada do produto no mercado. "Além do que, o custo de inovação é muito alto, e o retorno é longo e incerto. Fica muito difícil para empresas de médio e pequeno porte arcarem com isso sozinhas.", disse Bruno de Arruda Carillo.

A empresa supracitada está desenvolvendo um repelente natural com base no ramnolipídeo, um composto produzido a partir de bactérias. A substância era conhecida como um composto natural capaz de reduzir a tensão superficial de líquidos. É utilizado na indústria, principalmente em produtos de limpeza, como detergentes, pela capacidade de unir substâncias que não se misturam como água e óleo, e na indústria de cosméticos. Para Carillo, "O preço tem que ser acessível para que a gente possa ter penetração e aumentar o volume de venda. Os nossos clientes serão empresas do setor cosmético, fabricantes de repelentes. Estimamos que em dois anos consigamos disponibilizar amostras para empresas interessadas a fim de viabilizar a produção de repelentes à base desse composto", explicou Carillo.

A Sogedev Brasil poderá auxiliar sua empresa a buscar estas linhas de financiamento. Para isto, acesse: https://www.sogedev.com.br/ e entre em contato (11) 3031-6114 para auxiliarmos na obtenção dos recursos públicos necessários para o sucesso dos seus projetos.  

Disponível em: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/com-apoio-do-mctic-pequenas-empresas-desenvolvem-tecnologias-de-combate-ao-aedes. Acesso em 23/03/2017.

Entre em contato con osco